Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
4
ago
Home blog » Pandemia provoca aumento de casos de miopia entre crianças

Pandemia provoca aumento de casos de miopia entre crianças

Especialista do Centro Oftalmológico de Minas Gerais aponta exposição excessiva a telas e redução de atividades ao ar livre como agravantes para o diagnóstico.

A contenção dos estudantes em casa como medida de distanciamento social para evitar a transmissão da Covid-19 pode estar relacionada como uma das causas do aumento de casos de miopia entre crianças.

Contudo, este distúrbio de visão (dificuldade de enxergar mais longe) pode ocorrer em razão de três fatores: maior tempo dentro da residência, menor exposição à iluminação natural e prolongamento do uso de aparelhos eletroeletrônicos com telas iluminadas.

Cresce o número de diagnósticos de miopia entre crianças no mundo

O alerta é do médico oftalmologista do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, Dr. Breno Mello, que observou nos consultórios um aumento expressivo no diagnóstico de miopia, em conformidade com o recente estudo feito pela Revista Científica Jama Ophthalmology. A pesquisa apontou um aumento de até três vezes deste tipo de distúrbio em crianças com idade entre seis e oito anos. De acordo com a publicação, a prevalência de miopia nesta faixa etária saltou de 5,7% em 2019 para 21,5% após a pandemia.

Dados também são observados no Brasil

Do mesmo modo, a informação também foi confirmada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) recentemente. Sete em cada dez médicos entrevistados pela Instituição identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Em contrapartida, outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes.

A pesquisa realizada entre abril e junho de 2021, entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina.

Uso excessivo de telas iluminadas de dispositivos eletrônicos

Dr. Breno Mello lembra que o uso de telas iluminadas durante períodos longos e sem descanso é uma das principais causas da miopia. “Isso ocorre porque, para se enxergar coisas muitas próximas, como num celular, precisamos intensificar o uso de determinados músculos que, se não tiverem descanso regular, provocam o crescimento do olho, levando à miopia” esclarece o oftalmologista.

Cuidados para prevenir a miopia

Para se prevenir, Dr. Breno Mello observa a importância de intercalar a visão entre objetos próximos e distantes com 20 minutos de intervalo a cada duas horas, fazer atividades ao ar livre com luz natural, evitar o uso excessivo de açúcar e consultar um oftalmologista caso apresente alterações para enxergar.

O Centro Oftalmológico de Minas Gerais possui infraestrutura necessária para cuidar da saúde ocular do público em diversas faixas etárias, tudo com muita comodidade e segurança. Nesse sentido, o local oferta atendimento para consultas, exames e cirurgias com profissionais de excelência nas diversas especialidades da Oftalmologia, assim como para o diagnóstico preciso da miopia entre crianças por meio da Oftalmopediatria.

O tratamento da miopia entre adultos é prescrito pelo oftalmologista em consulta clínica que pode ter a indicação do uso do óculos, a realização da Cirurgia Refrativa  ou o uso Lentes de Contato.

Agende sua consulta pelo site (www.centrooftalmologicomg.com.br) ou pela Central de Marcações pelo telefone (31) 3232-4100.

 

SERVIÇO

Centro Oftalmológico de Minas Gerais

Rua Santa Catarina, 941 – Santo Agostinho-BH

www.centrooftalmologicomg.com.br

Telefone (31) 3232-4100.