Sistema de agendamento
disponível 24 horas
23
set
Home blog » Uveíte: causas e tratamentos

Uveíte: causas e tratamentos


Uveíte é uma doença inflamatória que compromete a úvea (conjunto da íris, coroide e processos ciliares). Apesar da semelhança com a conjuntivite, principalmente relativa aos sintomas, a uveíte é uma inflamação mais grave e localizada, que não apresenta secreção.
Os sintomas da doença podem incluir: olhos avermelhados, dor, sensibilidade à luz, visão turva e embaçada. Em alguns casos, surgem pequenos pontos que comprometem a visão e se movimentam juntamente com os olhos (moscas volantes).
As causas mais comuns dessa patologia são infecções provenientes de vírus, bactérias, fungos, entre outros parasitas. Além disso, podem ser causadas também por traumas oculares ou doenças infecciosas, como: toxoplasmose, sífilis, AIDS, hanseníase e oncocercose.
O principal objetivo do tratamento da uveíte é a atenuação dos sintomas, podendo incluir, dependendo da sua causa, o uso de medicações como: colírios de anti-inflamatórios/corticoides ou antibióticos, bem como de uso sistêmico e até agentes imunossupressores. O tratamento deve ser feito com um oftalmologista e em casos mais graves é cabível a intervenção cirúrgica para as complicações advindas.