Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
20
set
Home blog » O ar-condicionado faz mal para os olhos?

O ar-condicionado faz mal para os olhos?

Utilizado principalmente no verão, o ar-condicionado é sem dúvidas refrescante e minimiza consideravelmente o calor. É constantemente usado em ambientes de trabalho e também de lazer, como shoppings, cinemas, teatros, etc. Além disso, muitos veículos possuem o item para comodidade e conforto dos usuários. Mas será que toda essa exposição afeta a saúde dos olhos?

Apesar de gerar alívio em dias mais quentes, o ar-condicionado pode provocar diversos problemas e um deles é a Síndrome do Olho Seco. A síndrome se desenvolve através da mudança em uma das três camadas da lágrima: oleosa, aquosa e proteica. Com a baixa umidade proporcionada pelo uso do aparelho, ocorre a evaporação da camada aquosa e, sem lubrificação, os olhos tornam-se mais suscetíveis a desenvolver inflamações e infecções.

As queixas mais comuns dos pacientes são olhos vermelhos, ardência, coceira, sensação de corpos estranhos e visão embaçada.

Para se proteger dos riscos da exposição frequente ao ar-condicionado são indicadas algumas medidas que ajudam a estimular a produção lacrimal:

  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Evitar consumo de carne bovina, gorduras e carboidratos;
  • Proteger os olhos com máscaras próprias caso durma em ambientes climatizados;
  • Utilizar umidificador ou vaporizador para auxiliar na umidade do ambiente;
  • Se usar computador no dia a dia, é imprescindível fazer pausas de cinco minutos a cada hora e piscar voluntariamente.

Em caso de qualquer sintoma relatado no texto, agende sua consulta com um oftalmologista.

Deseja agendar uma consulta conosco? Clique aqui.