Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
3
nov
Home blog » Novembro azul: um olhar para o diabetes e sua saúde ocular

Novembro azul: um olhar para o diabetes e sua saúde ocular

O mês de novembro não é apenas o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, mas também é marcado por uma série de atividades em prol da conscientização e prevenção do diabetes. O Centro Oftalmológico apoia o Novembro Azul e convidamos você a apoiar também essa causa. Preparamos uma série de ações educativas como objetivo de conscientizar à população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamentos do diabetes. 

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, entre os anos de 2017 e 2019, houve um aumento de 31% nos casos no Brasil, atingindo mais de 13 milhões de pessoas. Embora seja uma das doenças crônicas mais presentes entre os brasileiros, poucas pessoas têm noção dos seus riscos e complicações para a saúde, tratando muitas vezes de maneira negligente os cuidados preventivos e o tratamento.

 

Afinal, o que é o diabetes?

Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz.

Todos nós obtemos a glicose no sangue através da ingestão de alguns alimentos, sendo ela uma das responsáveis pela produção de energia. Quando ingerimos algum alimento que possui glicose, o nosso pâncreas recebe um alerta e começa a produzir insulina, que tem a função de metabolizar a glicose, ou seja, transformar a glicose em fonte de energia para o nosso corpo.

 

Principais tipos de diabetes

  • Tipo 1 – A diabetes tipo 1 é considerada uma doença autoimune, já que o próprio organismo ataca as células beta do pâncreas e impede a produção de insulina.
  • Tipo 2 – A diabetes tipo 2 está diretamente ligada ao excesso de ingestão de açúcar, já que o organismo  não consegue usar adequadamente a insulina que produz para controlar as taxas de glicemia.

A diabetes tipo 2 responde por 90% dos casos e sua principal causa está relacionada à má-alimentação e ao sedentarismo.  O diagnóstico deve ser feito através do exame de glicemia, onde a dosagem da glicose no sangue é mensurada.

 

Como a diabetes pode afetar a saúde ocular?

Uma das complicações do diabetes é a possibilidade de desenvolvimento da retinopatia diabética, lesão nos vasos da retina que pode levar a cegueira.

O cuidado com a saúde dos nossos olhos deve ser realizado de maneira preventiva. Por isso, é tão importante a visita regular ao oftalmologista e o cuidado redobrado dos portadores de diabetes, já que de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, além da retinopatia diabética, as pessoas que apresentam este quadro possuem uma probabilidade 40% maior de desenvolver glaucoma e 60% de desenvolver catarata.

Além do controle da glicose e da pressão arterial, listamos abaixo sintomas que podem sinalizar algum problema, como:

  • Visão embaçada
  • Perda repentina de visão
  • Manchas e flashes na visão

Assim como a diabetes, as complicações provenientes dela podem ser silenciosas. Fique atento aos sintomas e faça um controle rígido da sua saúde ocular para prevenir as doenças citadas acima.

Possui alguma dúvida? Não deixe de agendar uma avaliação  com um dos nossos especialistas do Núcleo de Retina e fique em dia com a saúde dos seus olhos!