jun
Home blog » Junho Violeta: Campanha de conscientização alerta a população sobre o Ceratocone.

Durante o mês de junho, acontece a campanha “Junho Violeta”. Criada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), com o intuito de conscientizar a população sobre o Ceratocone, os avanços no seu diagnóstico e a importância do acompanhamento e tratamento.

Nesse mês, o Centro Oftalmológico juntamente com o MG Olhos, incentiva todos os seus pacientes a procurarem o oftalmologista caso possuem a doença, se existe um histórico familiar ou for identificado algum dos sintomas.

Mas o que é de fato a doença do Ceratocone? Doença congênita (predisposição para desenvolvê-la) que compromete seriamente a visão de um ou ambos os olhos. De forma progressiva, a córnea – membrana transparente que protege o olho – perde espessura (afina) e adquire o formato de cone (encurva).

Como ela ocorre? Por meio de mudanças físicas e bioquímicas no tecido corneano, tornando-o mais suscetível a danos oxidativos e fazendo com que ele enfraqueça e se projete para frente. Além disso, de 5% a 27% dos casos têm histórico da doença na família.

Uma curiosidade? O ato de coçar os olhos com frequência está diretamente ligado ao afinamento da córnea, uma das características da doença.

Como tratar? Infelizmente, a doença ainda não tem cura definitiva. Por isso, é importante consultar um oftalmologista regularmente para acompanhar a progressão do ceratocone. Em sua forma mais branda, óculos e lentes de contato rígidas podem auxiliar, além do implante de anel intraestromal. Já na fase crítica, o tratamento baseia-se no transplante de córnea.

Você conhecia a doença do Ceratocone? Conte-nos nos comentários!

Durante todo o mês disponibilizaremos dicas e informações sobre o Ceratocone. Fique de olho!

#CentroOftalmologicoMG #Ceratocone #Cornea #JunhoVioleta #TransplantedeCornea