Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
28
jan
Home blog » Alimentação e saúde ocular

Alimentação e saúde ocular

Os olhos são grandes responsáveis pelas experiências que temos ao longo de nossas vidas, e para mantê-los saudáveis alguns cuidados são necessários, levando em conta a alimentação que é sempre uma prioridade para se viver bem e com qualidade.


Há tempos a ciência vem reconhecendo o papel dos alimentos na saúde ocular e hoje já existem evidências de que manter uma alimentação saudável pode ajudar na prevenção de doenças oculares, tais como catarata, glaucoma e doença macular relacionada à idade. Ou seja, consumir vitaminas, ácidos graxos e outros nutrientes no dia a dia é extremamente importante para estimular a visão e ajudar os olhos a captarem os estímulos visuais para a transmissão ao cérebro. O ideal é fazer uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais, vitaminas e antioxidantes que encontram-se naturalmente em alimentos comuns:


– Couve, espinafre, rúcula, agrião e outras folhas verdes (luteína)
– Cenoura, mamão, abóbora e outras frutas e legumes de cor laranja-avermelhada (ricos em vitamina A e beta caroteno)
– Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau
– Batatas doces e manteiga (vitamina A)


Para a manutenção da boa saúde ocular não é preciso abrir mão de tudo, mas saber dosar. Abusar do carboidrato, do sal e das gorduras trans e saturada podem levar ao desequilíbrio nutricional e induzir ao desenvolvimento de doenças como a hipertensão e o diabetes, que desencadeiam disfunções oculares em médio e longo prazo.


O oftalmologista deve ser procurado sempre que houver qualquer alteração na capacidade visual ou sintomas nos olhos. Entretanto, mesmo sem sintomas, é necessário um acompanhamento regular, para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Confira mais informações aqui no nosso site e agende uma consulta!