Projetos sociais

Home Responsabilidade social Projetos sociais

2ª Campanha do Diabetes: mais de 740 pessoas atendidas

Para conscientizar à população sobre os riscos, prevenção, diagnósticos e tratamentos do Diabetes, o Centro Oftalmológico e o MG Olhos promoveram a 2ª Campanha do Diabetes em Belo Horizonte. Os atendimentos da campanha foram destinados a pacientes diagnosticados com Diabetes e aconteceram nos meses de outubro e novembro. A campanha atendeu pacientes diabéticos que se cadastraram previamente pelo site do hospital e pacientes da fila do SUS que precisavam de acompanhamento oftalmológico em função das complicações da doença.

Seguindo todas as medidas de segurança e prevenção contra à COVID-19, até o momento mais de 740 pacientes receberam atendimento e realizaram exames oftalmológicos durante a campanha. No último dia 21 de novembro, foi promovida uma ação multidisciplinar com atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com Retinopatia Grave, doença da retina. Foram realizados nesses pacientes: exames oftalmológicos de fundo de olho, retinografias, avaliação endócrina, avaliação nutricional e avaliação do Pé diabético. A iniciativa contou com o apoio de médicos, residentes, fellows, colaboradores da instituição, patrocinadores e parceiros que acreditaram na importância da campanha e ajudaram na concretização do projeto. Nosso muito obrigado a todos que fizeram parte dessa campanha de amor e solidariedade.

Confira os registros da ação:

Projeto Ver Além: 2ª Campanha das Crianças 2020

No mês de outubro, o Centro Oftalmológico e o MG OLHOS realizaram a 2ª Campanha das Crianças, na Unidade Goitacazes. A ação social visa a promoção da saúde ocular, atendimento de qualidade e diagnósticos precisos acessíveis a todos.

No mês de outubro, o Centro Oftalmológico e o MG OLHOS realizaram a 2ª Campanha das Crianças, na Unidade Goitacazes. A ação social visa a promoção da saúde ocular, atendimento de qualidade e diagnósticos precisos acessíveis a todos.

Confira os registros da ação:

Ver Além | Atendimento e Doação de Óculos

Através do projeto ver além, periodicamente, diversas crianças atendidas e acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), recebem óculos gratuitamente.

O intuito do projeto é promover uma melhor qualidade de vida às crianças e suas famílias.

Ver Além | Mutirão das Crianças

No dia 06/07/2019, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais, com o apoio de diversos parceiros, realizou o evento “Ver Além – Mutirão das Crianças”. A iniciativa teve como objetivo a ampliação de serviços oftalmológicos para crianças de 06 a 11 anos.

No Mutirão, além das consultas e exames oftalmológicos gratuitos, o público pôde desfrutar também de diversas atrações de entretenimento e ações educativas: apresentação da banda do Exército, exposição de viaturas, pista de corda, brinquedos infláveis, pintura facial, conscientização ambiental, educação no trânsito e orientação jurídica.

Além do atendimento médico, durante o evento foram realizados os seguintes exames:

  • Acuidade visual
  • Cover Teste
  • Fundoscopia
  • Dilatação e refração
  • Mapeamento de retina

Ver Além | Mutirão do Diabetes

No dia 30/11/2019 o Centro Oftalmológico de Minas Gerais realizou o Primeiro Mutirão do Diabetes em BH. A iniciativa teve como objetivo prestar atendimento oftalmológico e conscientizar a população sobre os riscos, prevenção, diagnósticos e tratamentos da doença.

Foram oferecidos gratuitamente os seguintes serviços:

  • Atendimento oftalmológico,
  • Exames de mapeamento de retina,
  • Tratamento de Retinopatia Diabética,
  • Teste Glicemia capilar,
  • Exame do pé diabético,
  • Aferição da pressão arterial,
  • Medição da circunferência abdominal.

Além dos serviços oferecidos, o público pode desfrutar também de diversas atrações de entretenimento: aulões coletivos, presença de super-heróis, orquestra musical e outros.

Dia V – Dia do Voluntariado 2019

No dia 25/08/2019 o Centro Oftalmológico marcou presença no dia V, evento promovido pela Cemig Saúde com objetivo de oferecer serviços gratuitos aos moradores do Aglomerado da Serra.

Com a participação voluntária de 2 médicos e 3 colaboradores do hospital, foram realizados gratuitamente exames de fundo de olho e aferição da pressão ocular em 138 pessoas.

Nossos voluntários foram: Dr. Eduardo Lessa, Dra. Andressa Saldanha e os colaboradores: Ana Carolina Freitas, Pedro Henrique Ribeiro e Ludmila Gomes.

#voluntariado #diaV #social

Dia Mundial do Diabetes

O Centro Oftalmológico de Minas Gerais, a convite da Sociedade Brasileira Diabetes e a Prefeitura de Belo Horizonte, forneceu gratuitamente avaliações de Retinopatia Diabética para a população que esteve na Rodoviária de Belo Horizonte no dia 20/11/2018.

O evento foi idealizado com o objetivo de orientar a população sobre os exames que devem ser realizados para identificar e diagnosticar a Diabetes. Os médicos do Centro Oftalmológico fizeram mais de 60 avaliações e 20 pacientes receberam encaminhamento para postos de saúde.

Semana Mundial do Glaucoma

A Semana Mundial do Glaucoma ocorreu entre os dias 10 e 16 de março de 2019. O Centro Oftalmológico promoveu ações sociais de prevenção e conscientização da população, com a realização de exames oftalmológicos gratuitos e informações sobre a doença.

Para abrir a semana, no dia 10 de março, foi realizada uma ação no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na ocasião, 115 pessoas foram atendidas gratuitamente. Já durante a semana, foram postados vídeos nas redes sociais da Instituição com a participação de médicos do Departamento de Glaucoma, que informaram sobre os fatores de risco, diagnóstico e tratamentos do glaucoma. Para encerrar a campanha de conscientização da doença, no dia 16 de março, a equipe do Centro Oftalmológico prestou atendimento gratuito no Lar dos Idosos São José.

Dia V – Dia do Voluntariado - 2018

Recebemos o convite da Cemig Saúde para fazermos parte de uma grande equipe de voluntários no Dia V, que foi realizado no dia 26/08/2018 na Associação das Obras Pavonianas de Assistência.

O objetivo era atender crianças, idosos e alunos do grupo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que são moradores de comunidades como Morro do Papagaio, Vila Santa Rita de Cássia, Vila Morro São José e Barragem Santa Lúcia.

Com a participação dos médicos Dr. Breno de Mello e Dr. Reinaldo Sieiro Júnior, além do apoio de colaboradores do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, realizamos 100 consultas gratuitas para os participantes do evento. Além das consultas, foram distribuídas mais de 600 squeezes e panfletos para os participantes e demais voluntários do projeto.