Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Por que os olhos das pessoas têm cores diferentes?

5 dicas e cuidados ao escolher um oftalmologista
29 de maio de 2019
Degeneração macular relacionada à idade
24 de junho de 2019
Mostrar Todos

Por que os olhos das pessoas têm cores diferentes?

Uma característica muito observada entre as pessoas são a cor dos olhos, sejam esses claros ou escuros, a cor sempre chama atenção. Mas já parou para pensar o que determina a cor dos olhos? E por que ela se difere de acordo com a pessoa?

A cor dos olhos é uma característica genética e hereditária, que é definida através da quantidade de melanina (pigmento) depositada na íris, essa é delimitada pela produção de proteínas.

A combinação genética dos pais determina a cor dos olhos dos filhos, e apesar de a possibilidade ser grande, se ambos os pais tiverem olhos castanhos não necessariamente o filho também terá.

O fato de muitas vezes as crianças nascerem com os olhos mais claros, e com o tempo escurecerem, se explica pela melanina, muitas vezes, não ser produzida no nascimento, mas sim ao longo do tempo.

Existem também casos em que a pessoa tem a chamada heterocromia, podendo ter um olho de cada cor ou cores diferentes no mesmo olho. Essa anomalia ocorre também por fatores genéticos ou por algum outro fator, por exemplo a Síndrome de Waardenburg, disfunção em que a falta de um gene causa surdez.