Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.
Ação Social: Ver Além
3 de julho de 2019
Mostrar Todos

Malefícios do cigarro para os olhos

Pessoas que fumam são mais propensas a desenvolver problemas oculares. Levando em consideração o desconhecimento da população relativo a essa informação, muitos oftalmologistas defendem que essa informação deveria estar registrada nos maços de cigarro, pois os riscos de manifestação de doenças são consideravelmente maiores entre os fumantes. O tabaco pode provocar doenças como:

  • Catarata: quando são inaladas, as substâncias químicas presentes no cigarro podem causar alterações no metabolismo do cristalino, o que acelera o processo natural de opacificação. Com isso a pessoa pode desenvolver a doença precocemente.
  • Degeneração macular relacionada a idade: o tabaco atinge a retina, aumenta a oxidação, bem como favorece e acelera o processo degenerativo na mácula.
  • Síndrome do olho seco: a exposição à fumaça agrava o quadro de ressecamento.
  • Glaucoma: o fumo potencializa a obstrução das veias e vasos sanguíneos em geral, o que contribui para o aumento da pressão intraocular. Além disso, torna as paredes das veias mais rígidas, dificultando a circulação.

O hábito de fumar também pode aumentar os riscos de queda de pálpebra, doença relacionada a perda de elasticidade da pele, que é intensificada com o tabagismo. Além dos prejuízos estéticos, essa doença causa também lacrimejamento, fotofobia e irritação nos olhos.