Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
PLÁSTICA OCULAR E ESTÉTICA
Home Especialidades Plástica Ocular e Estética
O que é?

É um segmento da oftalmologia que cuida das estruturas que estão ao redor dos olhos protegendo-os e permitindo uma boa visão. São eles: as pálpebras, as vias lacrimais e a órbita.

Para se tornar um especialista nesta área, o médico antes realiza uma residência de três anos em Oftalmologia. Após este período são mais um ou dois anos de especialização na região periocular, habilitando-o a realizar diversos procedimentos para correção de patologias nestas estruturas e também a indicar e realizar procedimentos e cirurgias com fins estéticos.

Agendar consulta
Diagnóstico

Somente através de consultas de rotina e exames específicos, o médico oftalmologista pode avaliar a condição do paciente para tratamentos relacionados a patologias ou estética.

Agendar consulta
ALTERAÇÕES E PATOLOGIAS

São condições em que as pálpebras deixam de tocar o olho, se virando para dentro (entrópio) ou para fora (ectrópio). Normalmente, são decorrentes do processo de idade e vem acompanhadas de desconforto. O tratamento é na maioria das vezes feito através de uma cirurgia realizada sob anestesia local com sedação.

Marcar consulta

É quando a abertura da pálpebra (fenda palpebral) fica menor e pode ocorrer ao nascimento (Ptose Congenita), devido a trauma ou com a idade. Além do comprometimento estético há comprometimento visual. O especialista em cirurgia palpebral poderá avaliar e indicar o melhor momento de realizar a correção bem como a melhor técnica a ser utilizada.

Marcar consulta

As vias lacrimais são responsáveis pela drenagem das lágrimas que é produzida constantemente para manter os olhos sempre lubrificados. Na ocorrência de algum obstrução das vias lacrimais, há lacrimejamento. É necessária uma avaliação para determinar qual o tipo de tratamento necessário para cada caso.

Marcar consulta

Manchas, nódulos ou pintas na região peri-ocular devem ser avaliadas por um especialista que irá indicar o tratamento adequado para cada caso. Há casos em que será necessário remover a lesão e em seguida reconstruir a pálpebra.

Marcar consulta
Tratamentos

Entrópio ou ectrópio palpebral

O tratamento é na maioria das vezes feito através de uma cirurgia realizada sob anestesia local com sedação.

Queda das pálpebras

O especialista em cirurgia palpebral poderá avaliar e indicar o melhor momento de realizar a correção bem como a melhor técnica a ser utilizada.

Lacrimejamento

É necessária uma avaliação para determinar qual o tipo de tratamento necessário para cada caso.

Remoção do excesso de pele e bolsas das pálpebras

Conhecido como blefarosplastia, é uma cirurgia em que é retirado o excesso de pele e de bolsas das pálpebras superiores e inferiores e tem como objetivo rejuvenescer a região peri-ocular valorizando o olhar. É realizada sob anestesia local e uma sedação leve e dura de 45 a 120 minutos, dependendo da complexidade do tratamento.

Rejuvenescimento Facial

Com o passar dos anos há perda do volume na face, perda da tensão da pele e aparecimento de rugas e manchas. O uso de toxina botulínica, preenchimentos, laseres, peelings ou radio-frequência podem minimizar estas alterações e apresentam resultados naturais.

Tumorações Palpebrais

Devem ser avaliadas por um especialista que indicará o tratamento adequado para cada caso. Há casos em que será necessário remover a lesão e em seguida reconstruir a pálpebra.

Agendar consulta