Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
OFTALMOPEDIATRIA
Home Especialidades Oftalmopediatria
O que é?

A oftalmopediatria é uma subespecialidade da oftalmologia que trata as doenças e problemas de visão em crianças e adolescentes. Desde o nascimento deve-se ter uma preocupação dos pais em relação à saúde ocular do bebê, já que muitas patologias na infância podem não apresentar sinais e prejudicar o desenvolvimento da visão binocular da criança. O sistema visual do bebe é imaturo e vai completando seu desenvolvimento a medida que a criança cresce. Dessa forma, para que o desenvolvimento da visão aconteça de forma correta é necessário tratar precocemente todo e qualquer problema. O médico especializado em oftalmologia infantil é chamado de oftalmopediatra. É esse profissional que poderá fazer o diagnóstico correto e avaliar a saúde ocular em todas as fases da infância.

Agendar consulta
TIPOS DE PATOLOGIAS

No glaucoma congênito, os sintomas clássicos envolvem fotofobia (dificuldade de olhar para luz), causando irritação e piscar exagerado, lacrimejamento e blefaroespasmo (fechamento forçado das pálpebras).

Marcar consulta

É uma alteração no desenvolvimento da retina, que está ligada à idade de gestação e peso ao nascimento do prematuro. Isto é, quanto mais prematuro e menor o peso do bebê, maior a probabilidade de aparecerem alterações da prematuridade na retina. Crianças que necessitaram de oxigênio suplementar ao nascimento são os pacientes que têm maior probabilidade de desenvolver a doença

Marcar consulta

Os bebês podem nascer com obstrução nos canais de drenagem das lágrimas, o que gera um quadro de lacrimejamento constante. A infecção é comum nestes casos e pode ser confundida com conjuntivite.

Marcar consulta

É a baixa de visão em um olho sem alteração orgânica que a justifique. É originada por fator que impede o desenvolvimento normal da visão do olho deficiente, por exemplo, se a criança apresentar certo grau em um olho que faça com que esse enxergue pior que o outro; isso já é fator para o desenvolvimento da ambliopia, pois o cérebro irá receber imagens nítidas só do olho bom, enquanto recebe imagens ruins do outro, fazendo com que o cérebro não o desenvolva tão bem quanto o olho bom, podendo levar a uma condição permanente de baixa visual neste olho.

Marcar consulta

É o desvio de um ou ambos os olhos. É conhecido como “vesguice” ou “olho torto”. Há diversos tipos e causas de estrabismo, e vale lembrar que o mesmo pode ser acompanhado de ambliopia, ou pode ser apenas um dos sintomas de doenças mais graves como tumores ou doenças do sistema nervoso central.

Marcar consulta

Representa a principal causa de cegueira tratável na criança; geralmente, se apresenta do nascimento até os 10 anos de idade.

Marcar consulta