Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
CATARATA
Home Especialidades Catarata
O que é?

A catarata é a perda da transparência do cristalino. Ela pode ser congênita ou adquirida. A forma senil é a mais frequente, geralmente aparece com o avançar da idade, após os 50 anos.

Pode vir também associada a doenças sistêmicas, como no caso do Diabetes e no de medicamentos.

A catarata em sua fase inicial pode ser assintomática. Quando a patologia avança, gera embaçamento visual, redução da visão, prejuízos da visão de cores e mesmo insatisfação com o grau dos óculos.

Agendar consulta
Diagnóstico

O diagnóstico da doença é realizado pelo médico oftalmologista após avaliação e realização de exames. Entre os vários exames utilizados para diagnosticar a catarata estão:

  • Teste de acuidade visual: é aquele teste em que médico avalia o quão bem o paciente consegue enxergar, em diferentes distâncias.
  • Exame de olho dilatado: neste exame, o médico pinga um colírio para que a pupila do olho seja dilatada. Uma vez dilatada, o médico usa um equipamento com lentes especiais que possibilitam que ele enxergue se há algum embaçamento no cristalino do paciente ou algum outro dano no olho.
  • Tonometria: permite que o médico use um instrumento para medir a pressão dentro do olho.
  • Outros exames: existem outros exames que podem ser realizados de maneira a complementar o diagnóstico da catarata ou para efetuar o planejamento cirúrgico, caso o diagnostico tenha sido realizado e a cirurgia recomendada. Entre eles podemos citar: Ceratoscopia, Biometria, Paquimetria, Microscopia Especular, Mapeamento de Retina, Retinografia. Adicionalmente podem ser solicitados exames de Topografia, Tomografia da Córnea e Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

Agendar consulta
Tratamentos

A única forma de tratamento é a cirúrgica. O procedimento padrão para a realização do tratamento é a facoemulsificação e consiste na fragmentação e aspiração do cristalino, que é substituído por uma lente intraocular.

Quando a catarata está muito antiga e dura, pode ser necessário sua remoção através da técnica extracapsular, que exige a realização de uma incisão maior.

O Centro Oftalmológico dispõe do equipamento Catalys, que permite a realização da moderna cirurgia a laser. Entre os benefícios estão a maior precisão e reprodutibilidade.

Com a cirurgia de catarata é possível produzir a necessidade dos óculos. Com o uso de lentes intraoculares especiais, chamados de Lios Premium, podemos planejar o tratamento da Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e melhorar a visão para perto (vias multifocais).

Não é necessário mais esperar a catarata “amadurecer”. O momento adequado da cirurgia e a escolha da lente, deve ser decidido conjuntamente com seu cirurgião.

O Centro Oftalmológico de Minas Gerais conta com equipe qualificada e experiente para a realização do procedimento.

Agendar consulta
TIPOS DE PATOLOGIAS

Presente ao nascimento

Marcar consulta

Aparece secundariamente, devido a fatores variados, tanto oculares (uveítes, tumores malignos intraoculares, glaucoma, descolamento de retina) como sistêmicos. No último caso, pode estar associada a traumatismos, moléstias endócrinas (diabetes mellitus, hipoparatireoidismo), causas tóxicas (corticoides tópicos e sistêmicos, cobre e ferro mióticos), exposição a radiações actínicas (infravermelho, raios X), traumatismos elétricos, entre outras.

Marcar consulta

Opacidade do cristalino em consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade. Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos. Nesses casos, não é considerada uma doença, mas um processo normal de envelhecimento.

Marcar consulta