Sistema de agendamento
disponível 24 horas
28
out
Home blog » Conjuntivite: causas e tratamentos

Conjuntivite: causas e tratamentos

Conjuntivite é uma inflamação causada na membrana externa do globo ocular, a conjuntiva. Seus sintomas mais comuns são: olhos vermelhos, irritação e lacrimejamento. O tipo mais comum da doença é a conjuntivite infecciosa que é contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato com superfícies contaminadas ou contato direto com secreção ocular de indivíduos doentes. Ela se divide em três outras categorias: viral, bacteriana e fúngica.

Além disso, existem outros dois tipos de conjuntivite:
– Alérgica: causada principalmente por ácaro e pólen;
– Tóxica: ocorre quando os olhos entram em contato direto com algum produto químico como produtos de limpeza, shampoos, venenos agrícolas ou inseticidas.

Em geral a conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas, substâncias químicas, vírus e bactérias, sendo as formas de prevenção mais adequadas:
– Evitar o contato das mãos ou objetos sujos com os olhos;
– Evitar se expor a produtos que irritam os olhos;
– Evitar uso de lentes de contato por tempo prolongado;

Não existem formas específicas para tratar a conjuntivite viral, no entanto para atenuar os sintomas e o desconforto, pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, além de limpar os olhos com frequência, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. A indicação de qualquer outro medicamento deve ser realizada pelo médico oftalmologista, profissional capacitado para diferenciar as diversas formas de conjuntivite e prescrever tratamentos adicionais em caso de necessidade.