Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

6 nutrientes amigos da saúde dos olhos

Cirurgia Refrativa a Laser: esclareça suas dúvidas!
13 de março de 2019
Sinais que indicam que é hora de você ir ao oftalmologista
3 de abril de 2019
Mostrar Todos

6 nutrientes amigos da saúde dos olhos

A saúde dos olhos começa por cuidados básicos como uma boa alimentação, e a melhor forma de melhorar naturalmente a sua visão consiste em dar aos seus olhos aquilo de que necessitam para serem saudáveis. Confira abaixo 6 nutrientes que são amigos da sua saúde ocular e que podem ser encontrados em diversos alimentos.

Vitamina A
Quando pensamos em alimentos que fazem bem aos olhos, o que vem em primeiro lugar, é a cenoura. Sim! Ela possui carotenóides, que são constituintes do pigmento macular, que evita o envelhecimento do corpo cristalino. Mas a dica é: Para que seu organismo absorva os nutrientes da melhor forma, cozinhe a cenoura! Além desta fonte rica em vitamina A, temos também o mamão papaia, brócolis, abóbora, manga, espinafre, laranja, batata-doce, ovo, queijo, entre outros.

Vitamina C
Por ser um poderoso antioxidante, protege as células sadias do organismo contra a ação de radicais livres. Ela ajuda a evitar o envelhecimento geral do corpo e do cristalino, reduzindo também a pressão intraocular em doentes com glaucoma.
Alguns alimentos que possuem vitamina C: Laranja, acerola, goiaba, mamão, pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, morango, abacaxi, kiwi, melão, couve-flor, couve, framboesa, acelga, tomate, limão…  lembre-se: mantenha sempre a dieta balanceada, pois se comer em excesso o efeito pode ser contrário.

Vitamina E
Ela pode reduzir o risco de progressão da Degeneração Macular, relacionada a idade, doença que representa a causa da cegueira em pessoas acima de 65 anos.
Coma a vontade: amêndoas, brócolis, amendoim, espinafre, semente de girassol, azeite, mamão, kiwi, cenoura, pepino, abacate, couve, castanha-do-Pará… A lista de alimentos ricos em vitamina E, é grande.

Zinco
Você pode encontrá-lo em grão-de-bico, ervilha, feijão, carne vermelha, fígado, cereais integrais, castanha de caju, amêndoas, abacate, abacaxi, ameixa, banana, manga, melão, morango, alface, agrião, batata-doce, beterraba, brócolis, cogumelo, couve e couve-flor. O zinco é um mineral importante para a cicatrização, manutenção do paladar e olfato, além de ser fundamental para a função imunológica. O olho é um dos órgãos com maior concentração do mineral.

Ácidos Graxos e Ômega-3
Os ácidos graxos Ômega-3 são essenciais para o funcionamento do cérebro e da retina.
Você pode encontrá-los na linhaça, óleo de soja, óleo de linhaça, chia, nozes, sardinha, atum, arenque, anchova, peixes que vivem em águas profundas e frias, e também em algas marinhas.

Luteína e Zeaxantina

São encontradas na laranja, nectarina, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, espinafre, abóbora, gema de ovo, entre outros. Essas vitaminas protegem as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres. A zeaxantina é um fotoprotetor superior durante a exposição prolongada à luz e a luteína pode prevenir doenças oculares.