Central de marcação: (31) 4020 5060

Cirurgia de Catarata

O que é catarata?

Catarata é qualquer opacificação ou escurecimento do cristalino, atrapalhando a entrada de luz nos olhos, fazendo com a pessoa perca a qualidade da sua visão. Essas alterações podem ir de pequenas distorções visuais até a cegueira.

A catarata pode me deixar cego?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, atingindo principalmente a população idosa.

Apareceu uma “pele” cobrindo meus olhos, é catarata?

A catarata não é, como muitos pensam, apenas “uma pele que cobre o olho”. Esse tipo de patologia é chamado de Pterígio, que se trata de uma adulteração da conjuntiva, podendo ser tratado ou não com uma cirurgia, dependendo de cada caso.

 

Preencha o formulário e tire suas dúvidas, para sua comodidade, ligamos para você!

Dúvidas Gerais

Qual é a causa da catarata?

A catarata é uma doença multifatorial, ou seja, inúmeros fatores podem provocar ou acelerar o aparecimento da mesma. Um dos motivos mais comuns é o envelhecimento do cristalino, que é decorrente da idade, e chamado de catarata senil.

A catarata dá nos dois olhos?

Existe um tipo de catarata denominada catarata secundária, é causada devido a traumas oculares ou doença ocular, podendo ser unilateral, relacionada à idade, doenças ou uso de corticosteroides. Geralmente é bilateral e pode estar mais avançada em um dos olhos.

Eu só vou ter catarata quando ficar mais velho?

Outra classificação da catarata é a catarata congênita, aquela em que o bebê já nasce com a doença.

Quando eu sei que eu estou com catarata?

A catarata, em sua fase inicial, não é facilmente percebida pelos seus portadores, e, na maioria das vezes, não é diagnosticada a olho nu.

Quais são os sintomas da catarata?

 Os sintomas decorrentes da catarata são: visão embaçada e opaca, aumento contínuo do grau dos óculos, sensibilidade à luz, espelhamento do reflexo ao redor da luz e impressão de que as cores estão desbotadas.

catarata

Existe outra forma de remover a catarata sem ser por cirurgia?

 Esse tipo de problema nos olhos pode ser revertido apenas através de cirurgia.

Só adultos podem realizar a cirurgia para remoção da catarata?

Qualquer portador de catarata deve ser submetido à cirurgia, desde que sua visão esteja sendo prejudicada pela doença.

O que é feito na cirurgia?

A lente natural “danificada” pela catarata é trocada por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular, possibilitando assim melhor passagem dos estímulos da luz para o interior dos olhos. Esse procedimento se chama facectomia com implante de lente intraocular.

A cirurgia oferece riscos?

Trata-se de um procedimento cirúrgico microscópico de alta complexidade e muito seguro, mas como qualquer procedimento invasivo não é isento de algum risco

Posso operar os dois olhos simultaneamente?

Essa questão varia muito do cirurgião, já que o resultado do primeiro olho pode servir como base para a melhor programação da próxima cirurgia.

É usada anestesia para esse procedimento?

É usada uma anestesia local, podendo ser realizada apenas com gotas anestésicas ou através da injeção de pequena quantidade de anestésico local na região inferior dos olhos. O paciente pode ser ligeiramente sedado ou se manter lúcido. Nos casos de catarata em crianças ou adultos com dificuldades de controle dos movimentos, a anestesia deve ser geral.

Existe risco de a catarata voltar após a operação?

Não existe risco de a catarata voltar após a operação. Uma vez retirada e feita a substituição por uma lente intraocular, a doença não voltará.

Como prevenir a catarata?

É recomendado que seja feito consultas regulares ao oftalmologista, pois as consultas garantem um bom acompanhamento médico, sendo capaz de detectar doenças oculares, sendo graves ou não, ainda em seu início.

Como funciona a cirurgia de catarata?

Diagnóstico

A cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo. Com o passar dos anos, esse procedimento vem sofrendo muitas transformações.

Durante muitos anos, a  remoção de catarata era realizada com grandes incisões oculares, usava-se lentes intra-oculares e aparelhos cirúrgicos com tecnologia bem inferior às que são usadas atualmente.

Hoje, as facectomias (cirurgia de catarata) são procedimentos muito seguros e cada vez mais os médicos especialistas aprimoram técnicas para sua realização. Através de aparelhos mais modernos e lentes intra-oculares mais eficientes os resultados visuais são cada vez melhores.

Tratamento

A cirurgia de catarata consiste em substituir a lente natural que temos, chamada de cristalino e que está opacificada, por uma lente intra-ocular artificial. O Procedimento é feito por meio de  incisões cada vez menores na córnea (parte transparente do olho). Isso torna o procedimento mais rápido e seguro.

Prevenção

Procure seu médico oftalmologista para uma consulta. Pessoas acima de 60 anos têm grandes chances de desenvolver catarata. O médico oftalmologista avaliará o momento ideal para realização da cirurgia.

Dr. Franklin Almeida

CRM-MG 49.125

Deseja marcar uma consulta?

Para consultar o valores e condições de pagamento, entre em contato

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 4020 5060

sac@centrooftalmologicomg.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs