Central de marcação: (31) 4020 5060

Sobre cataratas e cirurgias de catarata

Dr. Cláudio Augusto Junqueira de Carvalho
CRM 28746

O que é catarata?

Catarata é quando a lente natural do nosso olho se torna opaca, não permitindo a entrada da luz e imagem com nitidez. Ela é a maior causa de cegueira reversível no mundo. São realizados no Brasil em torno de 600 mil cirurgias de catarata todos os anos.

Tratamento

O tratamento para catarata envolve a remoção da mesma e a substituição por lentes artificiais que restauram a visão.

Uma das cirurgias na medicina que envolve tecnologia é a cirurgia de catarata. A cada dia diminuímos mais a incisão e melhoramos mais a qualidade das lentes que inserimos nos olhos dos pacientes. Outro aspecto importante é o lado refrativo que a cirurgia de catarata se tornou. Tentamos ao máximo levar uma independência dos óculos ao paciente. Para isso é muito importante o cálculo correto da lente e sua escolha correta.

Indicação para a cirurgia a laser

Hoje, contamos com o aparelho de facoemulsificação, que dissolve a catarata, permitindo uma cirurgia em uma incisão de 2 milímetros, trazendo muita segurança para esse procedimento cirúrgico. O laser na cirurgia de catarata é a mais nova tecnologia que veio para auxiliar o cirurgião e trazer ainda mais previsibilidade para essa cirurgia tão cheia de expectativas.
O laser realiza etapas da cirurgia com maior precisão possível. Ele realiza com precisão as incisões corneanas. Isso leva a uma menor possibilidade de um astigmatismo residual no pós-operatório.

Outra etapa importante do laser é a capsulotomia, ou seja, a abertura da catarata. Normalmente realizada de maneira circular, o laser faz essa abertura extremamente regular e centralizada. Já a última etapa do laser é a emulsificação da catarata. Ele subdivide em vários quadradinhos de tamanhos adequados para cada tipo de catarata, levando a um procedimento cirúrgico menos invasivo e mais previsível.

 

 

Preencha o formulário e tire suas dúvidas, para sua comodidade, ligamos para você!

Dúvidas Gerais

Principais Benefícios para os pacientes

Personalização com imagem em 3D

Como uma impressão digital, cada olho tem um tratamento e formato exclusivos. Antes do tratamento, o Laser CATALYS faz imagens do seu olho e mapas precisos em 3D das estruturas relevantes. Isso permite que o cirurgião crie um plano de tratamento sob medida exclusivamente para o seu olho.

Laser Preciso
O cirurgião pode utilizar o Laser Catalys para cirar incisões precisas a laser, incluindo a abertura circular na cápsula, para acessar e remover a catarata. Essa incisão precisa ajuda o cirurgião a colocar as lentes intraoculares onde for planejada.

Abordagem suave

O cirurgião pode utilizar o laser para amaciar a catarata rígida. A fragmentação do cristalino com o Laser Catalys permite que o cirurgião remova a catarata suavemente.

Caso deseje visualizar bem sem óculos ou lentes de contato após a cirurgia, seu cirurgião pode recomendar o tratamento sob medida com incisões precisas com o Laser Catalys na córnea e um tipo específico de lentes.

Contraindicações

O Sistema Catalys não deve ser usado em pacientes que possuem certos problemas pré existentes na córnea ou implantes no olho; ou em pacientes com idade inferior a 22 anos. Fale com seu médico sobre qualquer condição do olho relacionada a lesões ou cirurgias.

visao

sobre

Tipos de implantes de lentes:

  • Monofocal para visão à uma distância
  • Multifocal ou acomodativa para visão de perto intermediária ou longe
  • Tórica para correção do astigmatismo

Precauções

Os pacientes devem ser capazes de permanecer deitados e imóveis durante o procedimento. Devem ser capazes também de tolerar a anestesia local ou tópica. Informe seu médico se estiver tomando qualquer medicação.

Reações Adversas

As complicações associadas ao Sistema Catalys incluem vasos sanguineos levemente partidos ou vermelhidão na parte branca do olho, que pode durar algumas semanas. Podem ocorrer outros riscos potenciais associados a cirurgia de catarata. Esses riscos podem incluir, mas não estão limitados a inchaço e/ou abrasão da córnea, lágrima na lente capsular, infecção, inflamação, desconforto no olho e visão reduzida. Fale com seu médico sobre todos os riscos potenciais associados a esses procedimentos.

O que esperar

Tratamento rápido

A cirurgia da catarata geralmente leva menos que 30 minutos. A parte de tratamento com o Laser Catalys leva apenas alguns minutos.

Recuperação Normal

A maioria das atividades normais, exceto atividades que exigem mais esforço, não precisam ficar restritas após a cirurgia de catarata e sua visão pode continuar a melhorar por vários dias ou semanas após a cirurgia.

O Sistema Catalys

Cirurgia de Catarata a Laser de Precisão

Resumindo, o laser trouxe para o paciente um procedimento cirúrgico de catarata ainda mais seguro e com uma previsibilidade nunca vista. Hoje, temos no Centro Oftalmológico essa tecnologia para servir aos nossos médicos, levando mais segurança e tranquilidade para nossos pacientes.
É muito bom saber que temos para oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor no mundo no que tange a cirurgia de catarata.

Dr. Cláudio Augusto Junqueira de Carvalho
CRM 28746

Ao utilizar o laser Catalys, o cirurgião pode proporcionar a você um tratamento leve, preciso e personalizado.

Pergunte ao médico se a cirurgia de catarata a laser com o Catalys é o ideal par a você.

Deseja marcar uma consulta?

Para consultar o valores e condições de pagamento, entre em contato

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 4020 5060

sac@centrooftalmologicomg.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs