Marque sua consulta
Sistema de agendamento
disponível 24 horas
26
ago
Mulher aplicando maquiagem nos olhos em frente ao espelho.
Home blog » Como usar maquiagem sem prejudicar a saúde dos olhos?

Como usar maquiagem sem prejudicar a saúde dos olhos?

O uso de maquiagem é um hábito para milhares de pessoas em todo o país. Não é à toa que o Brasil é considerado o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. No entanto, ao cuidar da aparência, não se pode perder de vista a preocupação com a saúde dos olhos.

A região periocular, que inclui áreas como as pálpebras e o canal lacrimal, é uma das mais maquiadas. Há sombras, lápis de olho, primer, rímel e diversos outros tipos de produtos feitos para embelezar essa região. No entanto, ela também é uma área muito sensível. Por isso, é preciso ter atenção aos movimentos e aos produtos usados para não colocar a visão em risco.

Para ajudar você a manter a saúde dos olhos sem deixar a beleza de lado, reunimos alguns cuidados essenciais para a hora de se maquiar. Informe-se!

Cuide bem dos seus produtos e pincéis

Assim como alimentos, maquiagens podem gerar fungos e bactérias prejudiciais à saúde dos olhos após o vencimento. O perigo aqui é maior, pois essas mudanças podem não ser perceptíveis. Por isso, é tão importante não usar o produto após o fim do prazo de validade.

Para garantir a integridade dos cosméticos, um cuidado importante é guardá-los em um lugar bem limpo e arejado. Evite cômodos úmidos, como o banheiro, ou áreas próximas a janelas, que ficam expostas ao sol.

Lembre-se de fechar bem os frascos e nunca usar produtos de outras pessoas, nem mesmo emprestado. Como esses itens têm contato com áreas sensíveis do corpo, eles podem levar microrganismos de outras pessoas para os seus olhos e gerar infecções, como a conjuntivite.

Por fim, é essencial limpar os pincéis frequentemente. Assim, é possível evitar o acúmulo de maquiagem nas cerdas e o surgimento de bactérias. Eles também não devem ser compartilhados com outras pessoas.

Maquie-se com atenção e calma

Como já dissemos, a região dos olhos é muito delicada. Por isso, é necessário ter muito cuidado para não haver contato entre a maquiagem e o órgão. É aconselhado evitar o uso de maquiagem na parte inferior da pálpebra.

Legenda: Nunca aplique os produtos na região chamada pelas maquiadoras de “linha d’água” ou “waterline”, que fica no limite entre os cílios inferiores e o globo ocular.

No caso do lápis de olho, por exemplo, um movimento errado pode gerar o contato entre o objeto e a córnea, uma das partes externas do olho. Esses acidentes podem gerar desde irritação até problemas visão graves.

Garanta a saúde dos olhos com produtos bem selecionados

Você sabia que a maquiagem pode causar alergia e irritação na pele? Por isso, é extremamente importante ter critérios na hora de comprar os produtos: priorize itens de alta qualidade, que foram testados dermatologicamente e feitos por marcas confiáveis.

Com relação aos tipos de produto, é mais recomendado usar os que são em creme ou em gel. Cosméticos em pó tem muito mais chance de irritar os olhos, já que eles se espalham mais facilmente.

Tome cuidado com as lentes de contato

Quem usa lentes de contato há algum tempo já sabe que o item requer uma série de cuidados. Elas precisam de limpeza frequente e um dos itens que pode sujá-la é justamente a maquiagem. Lentes sujas podem causar infecções e irritar os seus olhos muito mais facilmente.

Para evitar isso, deve-se colocar as lentes logo após limpar a pele e antes de começar a se maquiar. Pelo mesmo motivo, recomenda-se limpar o rosto antes de retirar as lentes.

Retire a maquiagem corretamente

Mulher aplicando cílios postiços.
Legenda: No caso dos cílios postiços, dormir sem retirá-los gera um risco de o item arranhar a superfície do olho. Caso você sinta que o produto te atrapalha na hora de piscar, não o use.

Para finalizar, vamos falar sobre um erro muito comum: dormir sem retirar a maquiagem. Durante o sono, os movimentos do rosto e o atrito da pele com o travesseiro fazem com que os produtos entrem em contato com os olhos.

Lembrando que a remoção deve ser feita com demaquilante antes da limpeza do rosto com água e sabão. Do contrário, resíduos do produto podem ficar na pele, o que é um fator de risco para a blefarite.

Gostou das dicas do texto de hoje? Compartilhe este artigo nas redes sociais e espalhe esses cuidados importantes para garantir a saúde dos olhos!