jun
Home blog » Ceratocone: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Ceratocone: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Cuidar da saúde dos nossos olhos é essencial. Por isso, o Junho Violeta foi escolhido pela oftalmologia como o mês de prevenção e combate do Ceratocone, que já é a principal causa de transplante de córnea no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Afinal, o que é Ceratocone? É uma doença degenerativa caracterizada por um afinamento e um aumento na curvatura da córnea, membrana transparente que protege o olho. Essa deformação está ligada ao hábito de esfregar os olhos, muitas vezes por razões alérgicas.

A enfermidade aumenta a curvatura da córnea de forma irregular, formando um cone. A alteração causa o astigmatismo com irregularidade, levando a distorção de imagens e em casos mais graves pode resultar em um transplante de córnea.  A prevenção e o diagnóstico precoces são fundamentais para interromper a evolução do ceratocone.

Figura 1  – O hábito comum de coçar ou esfregar os olhos pode trazer danos a sua visão

Sintomas

O sintoma mais característico é a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida (para longe e para perto). No entanto, há casos de pessoas com histórico familiar da doença e não apresentam nenhum sintoma.

Outros sintomas incluem:

• Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Comprometimento da visão noturna;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia) ou de halos ao redor das fontes de luz são outros sintomas da doença.

Tratamento

Na fase inicial, quando a deformação da córnea não é grave, o oftalmologista indica o uso de óculos para recuperar a acuidade visual. Porém, com a evolução da enfermidade, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que irão corrigir o astigmatismo causado pela deformidade.

Consulte anualmente seu oftalmologista e previna-se!

Agendamento online: https://centrooftalmologicomg.centraldemarcacao.com.br/